quarta-feira, 30 de junho de 2010

Último dia em Amsterdam e retorno pra casa


Bem pessoal, no último dia em Amsterdam pode-se dizer que não fizemos nada. De fato acordamos, tomamos café, tomamos o último banho em terras européias e realizamos o check-out no albergue. Guardamos nossa bagagem em um armário na recepção e seguimos para devolver as bicicletas. Embora ainda restassem lugares a visitar, decidimos que estávamos muito cansados para ficar turistando, ainda mais a pé. Por isso resolvemos dar uma passeada de bonde. Pegamos o primeiro que passou e fomos até o ponto final, onde saltamos e andamos pelas redondezas. 

Pudemos observar que o suburbio de Amsterdam é tão bonito quanto sua parte central. Além de possuir um ar bucólico muito agradável que contrasta com a agitação do centro. Na volta decidimos ir almoçar. Mais uma vez procurávamos o McDonalds. No caminho paramos em uma loja e compramos mais tralhas... aff!! Depois de almoçar e fazer muita hora no McDonalds, retornamos ao albergue e decidimos aguardar a hora de seguir para a estação de trem onde pegaríamos o trem de volta a Paris.



No albergue resolvi dar uma olhada em um desafio de ferro que comprei no nemo. Era só pra olhar... mas como tínhamos muito tempo e Jr já estava estirado babando no sofá, resolvi seguir até o fim. Levei cerca de 2 horas para resolver o desafio. O que fez dele o mais escroto que já consegui resolver. E olha que tenho muitos no currículo. 



Quando faltava cerca de 1 hora e meia para partirmos, pegamos nossas coisas e seguimos para a estação de trem. Pretendia dormir, mas não senti sono... fiquei apreciando a vista e relembrando coisas da viagem. Já em Paris, percebemos que estávamos, de fato, em Paris. Uma bagunça no terminal e acabamos indo esperar o metrô para o aeroporto em um lugar errado. Junior foi tentar comprar os bilhetes e enquanto eu esperava e tomava conta das bagagem reparei que só nós estávamos indo para o Aeroporto, achei estranho mas...   fiquei esperando.... Inesperadamente uma senhora tentou estabelecer comunicação (certamente não é Parisiense) e nos informou que tínhamos que ir para outra estação para pegar o metro certo (Jr tb retornou e disse que tinha ouvido algo no som da estação).  Mesmo com toda gentileza da senhora, ela nos deu a informação errada e acabamos tomando o trem errado. Felizmente resolvemos perguntar a alguém se aquela porra estava indo pro aeroporto. Embora não falassem em inglês, deu pra perceber pra onde devíamos ir. Aparentemente aquele era o ultimo trem para o aeroporto, se nós não o tivéssemos pegado, teríamos dormido na estação de trem.

Chegamos ao aeroporto Chales de Gaule, que possui 3 terminais. Embora eu tenha pedido a Jr pra ver o terminal ele viu o terminal errado, fato que só constatamos (ele mesmo) no dia seguinte. De qualquer forma, quando chegamos ao terminal (o errado) nos deparamos com um saguão todo fechado... até o banheiro tava fechamos. Estávamos com fome e continuamos assim até o outro dia. Isso era por volta de 11 horas da noite e nosso voo somente partiria as 10 horas da manhã do dia seguinte. Portanto tinha tempo de sobra pra descançar... como se isso fosse possível!!!! Pra passar o tempo montei um aviãozinho de madeira que comprei no Nemo e fiquei me distraindo. Depois de Jr me recriminar e podar meu espírito infantil, desmontei o brinquedo e tentei dormir. 

Pense em uma noite mal dormida.... aliás... mal cochilada... O fato é que por volta de 5 da manha Jr percebeu que estávamos no lugar errado e seguimos para o terminal correto em um mini-metrô dentro do próprio aeroporto. Depois de resolvermos coisas burocráticas e fazermos o check-in, adentramos o saguão de embarque, onde aproveitei pra tirar uma soneca. Não fui incomodado, afinal tirei o sapato com a meia que já estava no meu pé havia mais de 10 dias... batata... ninguém encostou!!! 

A hora do embarque se aproximava quando comprei um saco de chocolates que havia experimentado em Amsterdam, mas me decepcionei em saber que embora fosse a mesma marca, o chocolate em si era diferente. No momento do embarque percebemos quão bagunçada é Paris. Além de termos mudado de portão (pelo menos eles anunciaram em inglês nos auto-falantes), ainda pegamos ônibus (!!???!?!) para chegar até o avião, que atrasou cerca de uma hora para decolar, uma zona!!!! Pra compensar, o avião de retorno era mais confortável que o da ida e ainda tinha uma aeromoça que tenho certeza que estava me dando mole (Jr viu!!! JURO), mas fiquei firme.... digo não fiquei firme... ahhh vcs entenderam!!!

A viagem em si foi tranquila. Não deu pra dormir, mas assisti uns filmes e ouvi música. O avião tinha aquelas telas em frente ao passageiro, com um controle remoto. Bem legal e confortável. A chegada no Rio de Janeiro foi tensa, afinal imos passar na alfândega e estávamos levando muitas coisas compradas fora, além de produtos proibidos como sementes. Apesar disso, a passagem na alfândega foi tranquila, mesmo a gente dizendo a verdade.

Aguardamos algumas horas no Aeroporto do Rio e seguimos para Salvador. Chegamos em Salvador por volta de 11h e 30mim da noite, ou seja, o mesmo horário que havíamos chegado no aeroporto de Paris. Cheguei a reconhecer a superioridade do Aeroporto de Salvador. Não no tamanho, claro. Mas, pelo menos, em Salvador pudemos passar a noite com um pouco mais de conforto e até um telão pra assistir o Jô.    

Por volta de 3h e 40mim da manhã chamamos um taxi conhecido (o mesmo que havia nos levado até o Aeroporto de Salvador na ida). Ele nos fez um precinho especial, mas nem por isso menos estuprador. É o ônus de se andar em uma cidade sem metrô... fazer o quê né??

Na rodoviária conheci um Jequieense que mora nos Estados Unidos. Ficamos conversando durante quase toda a viagem até Jequié. Foi uma conversa muito agradável e principalmente, muito informativa. Ele me falou muitas coisas sobre os Estados Unidos. Cultura, esportes, estrutura, política, economia... foi ótimo, muito acrescentador.

Depois de Jequié ficamos parados por cerca de uma hora aguardando a liberação da pista após um acidente e finalmente depois de quase 11 horas de viagem chegamos em casa.

Esse provavelmente é o ultimo post relacionado a viagem. Claro que pretendo fazer outras viagens. Internacionais e Nacionais. Vou procurar continuar atualizando o blog com outros assuntos, principalmente sobre viagens e afins. 

Para quem acompanhou esse viagem dia após dia, agradeço a companhia.... breve tem mais!!!

Nenhum comentário: