quarta-feira, 23 de junho de 2010

Penúltimo dia em Amsterdam: Passeio pelo muro antigo e Nemo

Hoje, sem dúvida, foi o melhor dia em Amsterdam. Ontem fomos dormir mais de 3 horas da manhã. Alguém é capaz de adivinhar onde estávamos e o que estávamos fazendo??? Quem apostou no Red Light District errou feio. Por incrível que pareça, ontem ficamos no albergue jogando baralho. Nos juntamos a alguns brasileiros que estavam jogando um jogo bem divertido que eu e Jr não conhecíamos, a jogo da mentira. A gente jogou até os rapazes cansarem de perder pra Jr. Vocês já imaginam o que eu tive que agüentar, né? Junior quando ganha fica difícil de aturar. 

Como Jr não me deixava dormir se gabando… dizendo que sempre foi ótimo em jogos de baralho, disse que a família dele tem tradição da jogatina… foda!!! O jeito foi levantar e ir jogar buraco. Compliquei tanto as regras que não teve jeito, Jr perdeu pra mim. Finalmente pude dormir em paz, isso já pesava das 3 da manhã.

Acordamos hoje a tempo de tomar café da manhã. Depois saímos para fazer a primeira atividade turística do dia, a visita ao que restou do muro antigo de Amsterdam. A história conta que Amsterdam construiu um muro, depois de ter sido atacada por uma cidade vizinha. Ocorre que a cidade cresceu tanto além dos muros, que ele passou a não mais fazer sentido e foi demolido. Contudo sobraram alguns pontos do velho muro, parte dos portões. Então fomos visitar cada um dos três. 





Andando de bicicleta qualquer passeio fica bem mais rápido e infinitamente menos cansativo. Durante o trajeto pelos pontos pude observar melhor a cidade e desfazer aquela primeira impressão de que Amsterdam é a cidade da putaria e da maconhada. Na verdade Amsterdam tem muitos atrativos, além de ser belíssima. Por toda a cidade há artistas (de altíssima qualidade) se apresentando. Eles simplesmente armam seu circo e iniciam o espetáculo. Estendem um lugar pra colocar moedas e mandam ver… Um deles me chamou muita atenção por tocar um instrumento muito pitoresco. Eu mesmo nem sei o que é. É tipo uma nave espacial (em miniatura, óbviu!!), que o cara toca como um tambor, mas o som é simplesmente magnífico. Confira o video que eu fiz do cara clicando aqui.





Em Amsterdam reduzimos significativamente a quantidade e a intensidade dos passeios turísticos, afinal estamos já cansados… Em contrapartida aumentamos, e muito, o ritmo de compras. Hoje a gente comprou meio mundo de coisas. Vai ser foda pra levar, mas tudo bem!!! 

O passeio pelo muro antigo foi interessante pelo seu valor histórico, mas meio sem sal. Entre um portão e outro, passamos por uma feira de flores. O detalhe é que a feira acontece em um local flutuante, às margens de um dos vários canais da cidade. Muito lindo. Aproveitei o local para comprar sementes de tulipas que pretendo dar para a minha tia preferida em Conquista, Tia Luzia. Eu sei que ela adora plantas e como eu também aprecio a beleza das tulípas, vou aproveitar para ir visitá-la mais vezes, pq eu vejo na cara dela quanto ela fica feliz quando me vê em sua casa, ela me ama!!!!! Perguntei a moça da feira e ela me disse que as flores aparecem depois de cerca de um ano de plantadas, principalmente entre os meses de outubro a dezembro. Pretendo acompanhar todo o crescimento das flores, aposto que tia vai adorar isso…. rsrsrsrsrs 





Bom, depois de completar a visita ao que restou do muro antigo, partimos para o Nemo. O Nemo era pra ser um museu de ciência e tecnologia, mas chegando lá descobrimos que era outra coisa. No caminho até o Nemo passamos por vários lugares bonitos, inclusive um restaurante chinês flutuante. Bem interessante e com toda aquela arquitetura típica da china. Como nem eu nem Jr apreciamos comida chinesa, não nos interessamos em entrar, além do mais o lugar deve ser um tiro!!! 



Depois de passar por alguns caminhos e pontes belíssimas, alcançamos o Nemo. O prédio do Nemo tem o formato de um navio e exatamente ao seu lado está atracado um navio bem antigo, tipo uma caravela, sei lá (parece aquelas do filme Piratas do Caribe). Quando enfim chegamos ao Nemo, tivemos uma grata surpresa. O local tá mais para um parque de diversões. Qualquer pessoa que, assim como eu, só cresceu no tamanho e mantém o espírito de criança, com certeza vai adorar a visita ao Nemo. Pra mim foi o local mais interessante e divertido que fizemos em toda a Europa. 







Dentro do Nemo existem vários, aliás muitos, experimentos que vc pode "experimentar" livremente, como se fosse uma brincadeira. São 5 andares com os mais diversos temas. Desde física, química, relações humanas, mecânica, engenharia e muitas outras áreas. Ficamos mais de 4 horas no local. Brincamos com bolhas de sabão, roldanas, engrenagens e até fizemos uma mini barragem. Além de um local extremamente lúdico, também é um local de estudos, pois cada experimento tem sua explicação ao lado na língua local e em Inglês (Se fosse em Paris só teria em Frances).





Além dos experimentos, tinha também desafios. A gente podia fazer uma estrutura utilizando cilindros e bases de madeira como se fosse um prédio e testar sua oscilação com o vento ou um possível abalo na estrutura. O experimento da barragem é, talvez, um dos mais interessantes, Eles criaram uma estrutura como se fosse um rio em descida. Nele colocam saquinhos de peso e estruturas de metal (pra nós fazermos a barragem). São disponibilizadas 4 mini turbinas móveis acopladas a um display que mostra a intensidade dos giros da turbina. O objetivo do experimento é criar uma "barragem", mas na verdade é quase como uma competição. Quatro grupos podem se reunir e montar sua estrutura. Quanto maior for a intensidade das voltas da turbina, mais forte fica a cor no display.

Tinha que ser o Windows...

Brincando com Binários: homenagem pra meu amor...

Homenagem de Junior a mim...


Eu e Jr montamos vários modelos de estrutura, mas nenhum passava do amarelo. Como percebemos que havia uma outra turbina que já estava vermelha, fomos lá ver  quem era o animal. Quando vimos era um moleque de uns cinco anos de idade. Ele tinha feito uma barragem sensacional. Pra mim aquele menino vai curar o câncer, podem esperar…

Esse é um feto de 3 meses (é até esse estágio que 
algumas meninas tem coragem de abortar).

Além da barragem, tem um local onde vc pode experimentar uma reação química, como se fosse em um laboratório. Para entrar no espaço vc precisa vestir um avental e colocar um óculos. Então vc escolhe o experimento que quer fazer e vai para a mesa. Nela estão todos os produtos que vc vai precisar, além de um roteiro bem detalhado do passo-a-passo do experimento. Eu fiz 2 experimentos. No primeiro eu fiz uma massinha, tipo massa de bolo, e misturei vinagre e soda. O objetivo desse experimento foi ver a fermentação da mistura, bem interessante. Em outro experimento eu coloquei uma mistura de vinagre com a soda em um embolo, depois tampei com uma rolha onde havia amarrado um balão. Em poucos instantes o balão cresceu, fruto da liberação de CO2 pela reação. Bem legal.







Saímos do Nemo com vontade de quero mais. Pra não perder o costume paramos da lojinha de suvenirs. Alí ficaram alguns euros em brinquedos. Como disse, só cresci no tamanho…

Cobertura do Nemo


Área interna


Saímos do Nemo depois das 4hrs da tarde. Então fomos caçar um lugar pra comer. Estávamos decididos a encontrar algo diferente de McDonalds e Burguer King. Achamos a KFC (Kentuchi Fries Chicken). Trata-se de um lugar que vende pedaços de frango frito, daqueles que vem com infarto tb, igual em Bruges. Além de extremamente gorduroso, a porra ainda era muito apimentada. É foda… depois do KFC não tivemos escolha senão ir pra McDonalds, pedir um sorvete e tentar usar a internet deles… 

Na McDonalds... esse lugar aí já é nosso, todos os dias vamos aí...

No retorno para o albergue passamos em uma loja de CDs e afins . A loja era imensa. Junior simplesmente desapareceu. Cheguei a pensar que ele tinha fugido com uma loira linda que vimos na entrada ou que talvez tivesse sido seqüestrado para o tráfico de órgãos. Enquanto tentava me acalmar e pensava nas desculpas que ia dar pra Jack, fiz compras!!! Depois descobri que a loja tinha uma seção de heavy metal no subsolo, não tive dúvidas… Jr estava lá! Ele pediu minha ajuda pois estava em indeciso se levava um CD, um DVD ou um livro. Eu o ajudei, claro! Levamos os 3 e mais um bracelete. 

Finalmente decidimos que era mais seguro ir logo pro albergue, caso contrário ia faltar limite no cartão pra pagar a passagem de Salvador pra Conquista. Isso pq o dinheiro já acabou faz tempo. Os limites dos meus 2 cartões tb, ainda bem que a Americam Express não mandou meu novo cartão a tempo…. Agora to trabalhando pra fuder o cartão de Jr, mas o dele tem, digamos, muito potencial… mas a gente consegue…   

    

3 comentários:

vivi disse...

rs! Vivi também ama léo!
Amor eu ia amar esse Nemo, principalmente as áres de física e química, ai que legal aquele laboratório, rs! ia amar relembrar minhas aulas práticar de química kkkk!!!
Reação, reagentes, roteiros afff... rs!(mas, até que eh legal!)

Carol disse...

Vc de jaleco e todo concentrado no laboratório é uma comédia!!!

Quem vê assim até pensa...

hauhauhau

=]~

Beta disse...

Meu irmãaaaaozinho, tá lindo nas fotos,cada lugar mais lindo que o outro, viagem inesquecível hein ? beijos,saudades :*