terça-feira, 14 de junho de 2011

Lisboa - Impressões

Sinceramente não esperava escrever o que vou colocar neste post agora, mas eu gostei muito de Lisboa. Me surpreendeu mesmo. É claro que os portugueses não estão preparados para receber turistas. Há muita desorganização e falta de informação. E coisas, no mínimo, ridículas. Entretanto o clima de Lisboa é muito gostoso. E esses problemas que mencionei só são perceptíveis para alguém que tem conhecimento de quão melhores as coisas podem ser, como são em Londres, pois qualquer brasileiro que nunca viajou para outro lugar e desembarca em Portugal, jamais vai reclamar dessas coisas.

A gente sente como se estivesse em casa. Não é apenas pela língua não, embora isso ajude. Mas é pelo clima mesmo. Ainda mais na época que fomos para lá, bem em um feriadão, onde a cidade estava mais calma. 

Mas mesmo em outros lugares como Seixal, Amadora, Cascais e Sintra, sentimos o mesmo ar de tranquilidade. Ouvimos muitas histórias sobre os portugueses. Que são preguiçosos, que não sabem investir o dinheiro que a União Européia vos emprestou, entre outras coisas. Mas nada disso nos retirou a boa impressão que Lisboa deixou.

Fiquei com gostinho de "quero mais" e com certeza vou ter. Pretendo programar uma outra viagem para conhecer melhor Portugal.

Seguindo sobre as impressões de Lisboa. Percebi que os portugueses não se interessam muito por tecnologia. Não vi um Iphone sequer por lá. Ipad??? Pode esquecer. E Joaquim me confirmou que isso é um fato, pois Portugal é considerado o país mais atrasados tecnologicamente e relação ao restante da Europa. 

O que os Portugueses gostam mesmo é de shopping, lá tem o maior mall da Europa. Ahhh tem também a maior ponte da Europa, a ponte Vasco da Gama, com cerca de 17km de extensão. 

Sobre as pessoas, embora tenham me dito o contrário, achei os portugueses educados. Conseguimos boas informações quando precisamos e sempre com cordialidade. Além do mais há muitas mulheres portugueses bem bonitas. Por incrível que pareça. O mais interessante delas, é que não são fissuradas em moda, mas se vestem bem, com elegância. 

Pontos Negativos

Com certeza a falta de organização. Em vários pontos turísticos sentimos dificuldade na organização do fluxo de pessoas. Deveriam colocar pessoas para orientar os turistas na formação das filas e no vai e vem em alguns lugares. Outra coisa é a falta de estrutura turística. Fomos em vários pontos que não tinham um lugar para comprar sequer uma água. Isso é ruim inclusive para a economia de Portugal, pois com certeza essas coisas repercutem muito mal ao redor do mundo e consequentemente o turismo cai.

Alguns elevadores que encontramos (No Padrão dos Descobrimentos e no Cristo Rei) são ridículos. Em ambos pagamos um valor até um pouco caro e subimos apenas a 3 andares antes de onde deveríamos ficar. Isso sem contar que as escadas que dão o acesso final, depois do elevador, são muito apertadas. Mal cabe uma pessoa e são usadas para subir e descer, ou seja, um caos. Eu queria saber como faz para um cadeirante subir alí... é um desrespeito.

Outra coisa ruim é a sinalização. Tomando com padrão Londres, onde as estações são extremamente bem  sinalizadas e mesmo que a pessoa não entenda bem inglês, consegue facilmente decifrar os sinais, percebemos que Lisboa é muito fraca nesse sentido. Em alguns lugares as placas até existem, mas são complicadas, confusas e muitas vezes ambíguas. Força as pessoas a ficarem perguntando. É triste. Esse problema é mais evidente nas estações do metro e do comboio. A sinalização rodoviária é um pouco melhor, mas ainda assim poderia ser mais clara em alguns lugares.

Um problema também é que os portugueses não falam inglês. É muito raro chegar em um lugar, mandar um inglês e se fazer ser entendido. Mas isso se deve ao desinteresse pelos estudos, até mesmo por parte do governo português. Segundo uma pesquisa que nos disseram que foi feita (eu mesmo não vi a pesquisa, mas acredito nela), 8 entre 10 portugueses com mais de 50 anos são analfabetos. Surreal, não? Mas é um fato. Aqui a importância dos estudo é minimizada e o equivalente ao nosso ensino médio não é obrigatório, faz quem quer. Tudo bem que em nosso país também faz quem quiser, mas o mercado cobra muito isso de nós. Provavelmente esse é um dos motivos que levaram Portugal a passar pela crise que eles estão passando agora.

Mas vamos torcer que as coisas melhorem por lá, pois o país é lindo e merece ser visitado pelo resto do mundo sem esse problemas.

Nenhum comentário: