quarta-feira, 22 de junho de 2011

Veneza primeiro dia

Nosso primeiro dia de turistagem em Veneza (o dia da chegada) foi curto, afinal já chegamos no final da tarde. Mesmo assim rendeu 1,7Gb de fotos. Nem tem como escolher o que registrar ou não. É tudo lindo.

Depois de nos acomodar no hostel e tomar um banho, saímos para comer. A fome era tanta que paramos na primeira birosca. Comemos uma pizza. A pizza não tinha nada, era a massa (fininha), queijo, presunto e um molho de tomate. Mesmo assim era uma pizza muito saborosa (talvez fosse a fome, não sei...).

Em seguida passamos a caminhar pela cidade. Tudo que falam sobre Veneza é verdade, exceto o mau cheiro que eu não senti em nenhum lugar da cidade. O lugar é lindo. As ruas são estreitas, algumas tão estreitas que só passa uma pessoa por vez. Além disso há pontes para todos os lados, algumas pequenas, outras maiores.

O mapa de Veneza desenha um peixe. A cidade é um conjunto de ilhas, dentro de uma baía. Como se fosse uma imensa lagoa. Na ilha mais longe da costa, Lido, há uma praia com água do mar mediterrâneo.

Os prédios são enfincados na água mesmo. É impressionante ver. Algumas casas tem saída direta para a água. Alguns trechos de água passam pelo meio da cidade. Por isso ao andar, vez em quando precisamos atravessar uma ponte pequena.

As pontes maiores servem para atravessar o Grande Canal, uma via principal de Veneza. Por ela navegam além de gondolas, barcos e lanchas, os vaporettos, os equivalentes aos ônibus por aqui. Na maioria das ilhas de Veneza não há carros circulando, apenas pedestres. 

Então, ficamos caminhando perdidos entre as ruelas, pontes e belas paisagens de Veneza. O clima aqui é de romance mesmo. Pra todo lado tem casais se abraçando, beijando... Além dos próprios habitantes que são, por essência, pessoas felizes. Tem sempre alguém sorrindo, alegre, perdido no olhar. Os turistas, como nós, ficam visivelmente atônitos ante ao charme da cidade. 

Além disso é uma cidade gostosa de turistar, pelo menos nesses dias que estamos aqui. É uma tranquilidade, pouco barulho, uma paz. Pela primeira vez desde que iniciamos a viagem me senti realmente de férias. Coloquei uma bermuda e um chinelo e me deixei levar....  




































Nenhum comentário: