Acordamos por volta das 9h e recebemos no quarto o nosso "café da manhã", uma xícara de café e um croissant. RIDÍCULO, mas tudo bem... fazer o quê né??? Fato é que às 9h e 30min seguimos para a nova instalação. Um pouco melhor, mas nada maravilhoso. Depois de acomodar as coisas tomamos o mundo.
Observei melhor a cidade e não é assim tão ruim não, mas também não é bonito. Os prédios tem arquitetura simples e quadrada. Há muitos restaurantes nas calçadas, comércio, coisas de cidade grande. Mas o clima é diferente mesmo. As pessoas são meio rudes. Há muitos imigrantes, muitos pedintes (muitos mesmo). Tem-se a impressão de que a cidade está ruindo. Mas tudo bem... vamos ao passeios.
Seguimos para o Coliseu, afinal é o TOP FIVE de Roma. Agora temos um mapa que o dono do hostel nos deu, por sinal muito bom. No meio do caminho passamos por uma Igreja onde entramos e demos uma olhada. Passamos também por um Resseller da Aplle. Tive que entrar né... claro.
A visão do colisão é magnífica. Mas adentrar é mais complicado. Pegamos uma fila gigantesca de mais de 1 hora. Muito aperto e um calor insuportável. Quando finalmente conseguimos entrar, vi que valeu à pena. É uma arena em ruínas, mas a idéia que se tem do que acontecia alí é explêndida. É um monumento grandioso. Fiquei pensando na dimensão da obra, séculos atrás.
Ao lado do coliseu fica o Arco de Constantino. É uma arco notável, dentro dos inúmeros que alí existem. Além do Arco de Constantino há ainda um verdadeiro sitio arqueológico, onde ficam as ruínas do Palatino e do Fórum de Roma. Fizemos uma passeio pelas ruínas. Foi um passeio demorado e muito cansativo. O sol escaldante nos maltrava. O único alento é que de tempo em tempo cruzávamos com uma fonte de água límpida e fresca. Por sinal, uma coisa interessante aqui de Roma é que as pessoas bebem essa água das fontes no meio da rua e de fato essa água é mais gostosa que a água vendida em garrafas.
Quando estávamos no último local do sitio arqueológico encontramos um casal de brasileiros que também estava fazendo um tour pela europa. Ficamos conversando quase um hora, enquanto descansávamos. Fomos junos até o Campidoglio e nos separamos no Monumento a Vitorio Emanuele II. Dalí seguimos até Fontana de Trevi onde ficamos apreciando a beleza do local, junto a outras 2 mil pessoas (pelo menos). Mesmo muito cheia, deu para perceber quão bela é a Fonte. Alí cumprimos o ritual de fazer um desejo e atirar uma moeda sobre a cabeça para tráz. Foi clássico.
Então seguimos para o Pantheon onde não pudemos entrar, uma vez estava acontecendo um ato litúrgico. Mesmo de fora deu pra perceber a beleza do local.
Depois disso retornamos ao Hostel de ônibus. Eu juro que tentei pagar, mas não consegui, ou seja, andamos de ônibus em Roma de graça. Viva a bagunça.
Arco de Constantino
Palatino
Fontana di Trevi
Pantheon
Pessoa dormindo na rua, nova realidade da Europa
Nenhum comentário:
Postar um comentário